Como ativar HTTPS no Blogger com domínio personalizado

Aumentar a segurança no acesso a um blog na plataforma Blogger do Google passa a estar a um clique de distância, com a possibilidade de se activar o acesso HTTPS para os blogs com domínios personalizados.
 Depois de uma longa espera a Google dá finalmente aos utilizadores do Blogger com domínios personalizados o mesmo tratamento que já tinha dado a quem usasse os domínios do Blogger. Estávamos em 2016 quando a Google permitiu que os blogs pudessem activar o acesso HTTPS mudando uma simples opção no painel de controlo dos mesmos; infelizmente isso apenas se aplicava a quem utilizasse os domínios disponibilizados pela própria plataforma, deixando de fora todos os que tinham associado um domínio personalizado ao seu blog.
 Era algo que na altura não passava de um pequeno inconveniente, mas que dois anos mais tarde, com todas as questões de segurança que se conhecem e, ainda por cima, com a iminência do Chrome passar a sinalizar todas as páginas sem HTTPS como sendo inseguras... começava a gerar maior preocupação.
Mas felizmente, o assunto já se encontra resolvido. Mesmo para quem usar um domínio personalizado no Blogger, passa a ser possível activar o acesso HTTPS. Para isso bastará aceder aos settings do blog a partir do painel de controlo "draft" (em draft.blogger.com), e activar a opção HTTPS Availability (e opcionalmente, também o HTTPS Redirect, se quiserem que os acessos ao site via HTTP sejam redireccionados para o HTTPS).

Algumas notas que poderão ser relevantes:


  • o processo de activação do HTTPS poderá demorar alguns minutos, pelo que não desesperem se o vosso blog não estiver imediatamente acessível no endereço com HTTPS;
  • será aconselhável adicionarem o vosso novo "site" com HTTPS ao Google Search Console (onde já deveriam ter também o site em HTTP, assim como as versões com WWW e sem WWW);
  • se usarem blocos de publicidade AdSense, poderá demorar algumas horas para que volte a ser apresentada publicidade no site via HTTPS (enquanto a Google re-indexa o vosso blog com HTTPS);
  • Para que o vosso blog fique verdadeiramente sinalizado como seguro, será necessário actualizar ou eliminar todos os pedidos de conteúdos que tenham origem em fontes não HTTPS - um salto à secção de segurança nas Developer Tools do Chrome (ou equivalente noutro browsers) poderá ajudar a identificar quais os conteúdos que são responsáveis por o acesso HTTPS ainda não ser apresentado como 100% seguro.

Espero que esta informação possa ajudar quem passar pelo processo de transformar o seu blog com domínio personalizado do "blogger" na versão HTTPS.

Fonte: AbertoAtedeMadrugada